The Lucky Dime Caper - Diferenças Entre as Versões de Game Gear e Master System
The Lucky Dime Caper - Starring Donald Duck foi lançado em 1991 para Game Gear e Master System e figura entre os jogos mais apreciados pelos fãs dos 8-bit da SEGA.
Contudo, essas duas versões do mesmo jogo carregam diferenças substanciais entre si, e é recomendável experimentar o game em ambas as plataformas para, assim, poder aproveitar tudo o que o título tem a oferecer.
![]() Arte de capa usada para as duas versões do jogo |
Mas afinal, o quão diferente ficou o jogo em cada plataforma? Vejamos de forma detalhada o que há de mais notável em meio a tantas mudanças da versão do portátil para a do console de mesa.
As Mudanças Estéticas:
1 - Cenas Iniciais
Logo no início do game, já notamos grandes diferenças. Ambas as versões contam a mesma história, entretanto, no Game Gear isso se dá através de belas imagens estáticas intercaladas com textos, enquanto na versão de Master System a história é narrada em movimento com visuais idênticos aos do jogo em ação.
O ambiente interno na fase das Cordilheiras dos Andes e o castelo da Maga Patalójika possuem esquemas de cores diferentes em cada versão do jogo.
6 - Música
Uma diferença curiosa é que, ao pausar o game, a música é interrompida, mas após retomar o jogo, no Master System a música continua de onde parou no instante em que o jogo foi pausado, já no Game Gear, a música retorna ao início.
Diferenças Substanciais:
1 - Design de Fases
Falando do que interfere diretamente no gameplay, a principal diferença é que, apesar de ambas as versões compartilharem do mesmo número de fases (7 ao todo) e todas elas possuírem a mesma ambientação, a construção dessas fases é bem diferente em cada console. Ou seja, o level design é diferente, o que por si só já muda o jogo inteiro.
Logo de cara, na fase da floresta, as mudanças se tornam evidentes. Um trecho composto por abismos entre árvores e outro onde é possível se pendurar em cipós estão presentes apenas na versão de Master System.
A fase do lago é outro bom exemplo de diferença de design. No Master System os seguimentos são lineares:
- Plataformas (caiu no lago é morte);
- Descida pela cachoeira;
- Ambiente subaquático;
- Plataformas mais chefão de fase ao final.
No Game Gear, a fase é composta por seis seguimentos:
- Plataformas;
- Subaquático;
- Plataformas;
- Subaquático;
- Subindo a cachoeira;
- Chefão de fase.
No entanto, nos seguimentos 1 e 3 (plataformas), caso você caia no lago, em vez de perder uma vida você avança, respectivamente, para os seguimentos 2 e 4 (subaquáticos). Isso faz com que não seja necessário jogar os seguimentos 1 e 3 para progredir na fase, basta se jogar no lago assim que a tela começar. Aliás, mesmo que você chegue ao final dos seguimentos de plataforma, será obrigado a cair no lago do mesmo jeito para avançar à próxima tela.
Outro detalhe é que na parte da cachoeira, no Game Gear é uma subida, no Master System, uma descida.
Subindo a cachoeira antes de enfrentar o Leão famintoEm se tratando de level design, teria que descrever o jogo inteiro para mostrar todas as mudanças, pois todas as fases têm mapas diferentes. Elas compartilham da mesma temática, ideias e inimigos, mas o layout das fases e a distribuição dos inimigos pelos cenários são bem diferentes.
2 - Jogabilidade
A jogabilidade também sofreu mudanças! Em ambas as versões, Donald conta com pulo e ataque, tendo como armas uma marreta ou um disco, este último serve como ataque à distância. No Master System, ao sofrer um dano, Donald perde sua arma, fazendo com que seja necessário pular na cabeça dos inimigos para derrotá-los. Caso sofra um dano estando desarmado, perde uma vida. Logo, 2 hits é morte! Contudo, ao serem derrotados, os inimigos liberam itens, entre eles a marreta ou o disco, desse modo você pode recuperar sua arma. Entre os itens obtidos existe uma estrela que aumenta a velocidade do ataque de Donald, e ao acumular 5 dessas estrelas, Donald fica invencível por um curto período de tempo. No HUD, a quantidade de estrelas que foram coletadas é representada por pequenos losangos vermelhos posicionados no canto superior esquerdo da tela.
3 - Limite de Tempo
No Master System há uma barrinha de tempo em contagem regressiva no canto inferior esquerdo da tela. Essa barra possui três níveis representados por cores (azul, amarelo e vermelho), caso o jogador deixe que esses três níveis se esgotem, ele perde uma vida. A versão para Game Gear possui tempo ilimitado.
4 - Back Track
Outra mudança significativa é o fato de, no Game Gear, não ser possível regredir nos cenários. Ou seja, uma vez que você caminhou para a direita, não há mais como voltar para os caminhos por onde você já passou, a tela simplesmente se mantém fixa no ponto em que parou. Isso dificulta o acesso a determinados lugares e itens, o que prejudica o fator exploração.
Veja um breve exemplo em vídeo de como isso funciona:
Essas são as diferenças mais notáveis entre cada versão deste grande e nostálgico game! Se engana quem pensa que ao jogá-lo em uma plataforma já o conhece na outra. Joguem as duas e sejam felizes!
Comentários
Postar um comentário