The Lucky Dime Caper - Diferenças Entre as Versões de Game Gear e Master System

The Lucky Dime Caper - Starring Donald Duck foi lançado em 1991 para Game Gear e Master System e figura entre os jogos mais apreciados pelos fãs dos 8-bit da SEGA.

Contudo, essas duas versões do mesmo jogo carregam diferenças substanciais entre si, e é recomendável experimentar o game em ambas as plataformas para, assim, poder aproveitar tudo o que o título tem a oferecer.



Arte de capa usada para as duas versões do jogo

Mas afinal, o quão diferente ficou o jogo em cada plataforma? Vejamos de forma detalhada o que há de mais notável em meio a tantas mudanças da versão do portátil para a do console de mesa.


As Mudanças Estéticas:


1 - Cenas Iniciais


Logo no início do game, já notamos grandes diferenças. Ambas as versões contam a mesma história, entretanto, no Game Gear isso se dá através de belas imagens estáticas intercaladas com textos, enquanto na versão de Master System a história é narrada em movimento com visuais idênticos aos do jogo em ação.


A Maga Patalójika sequestra os sobrinhos do Donald e suas moedas da sorte, seu objetivo é recuperar tudo isso para conseguir uma recompensa do Tio Patinhas!


2 - Tela Título

No Game Gear o topo da tela tem um degradé, o título do jogo conta com o símbolo “TM” (trade mark), o design da palavra “caper” é diferente do resto do logotipo, a palavra “starring” está em vermelho e as nuvens estão agrupadas na parte inferior da tela.


Além das mudanças óbvias por conta da resolução diferente de cada aparelho, há também mudanças de design.

3 - Mapa

O mapa de seleção de fases tem um design mais simples no Game Gear. Na versão de Master System, toca uma música ao fundo, ausente no portátil.


Devido à resolução diminuta do portátil, um mapa grande e vistoso como o da versão de Master System seria inviável.

4 - Cutscenes

Cada vez que um sobrinho do Donald é resgatado, ocorre uma cutscene. No Game Gear essas cenas são bem simples, mostram apenas os sprites dos personagens e textos com diálogos bem genéricos.



Já no Master System há todo um capricho extra, vemos desenhos mais elaborados, Donald e seus sobrinhos têm expressões distintas para acompanhar a emoção das falas, os diálogos são mais específicos e possuem até mesmo viés humorístico. Além disso, balões típicos de histórias em quadrinhos complementam visualmente a narrativa. Muito bonito mesmo!


A personalidade do Pato Donald foi melhor representada com o toque de humor dos diálogos no Master System.

A cutscene que precede a última fase também ficou ligeiramente diferente em cada versão do jogo.


As cenas finais mudaram bastante, apesar de o desfecho ser o mesmo. As diferenças seguem o padrão visto na abertura do game.




5 - Gráficos

Graficamente as diferenças são bem sutis durante o gameplay. Note que a versão de Master System recebeu alguns detalhes adicionais, como as pedras à mostra sob a grama na fase da Floresta e auroras boreais na fase do Polo Sul.



O ambiente interno na fase das Cordilheiras dos Andes e o castelo da Maga Patalójika possuem esquemas de cores diferentes em cada versão do jogo.






6 - Música

Uma diferença curiosa é que, ao pausar o game, a música é interrompida, mas após retomar o jogo, no Master System a música continua de onde parou no instante em que o jogo foi pausado, já no Game Gear, a música retorna ao início.




Diferenças Substanciais:


1 - Design de Fases


Falando do que interfere diretamente no gameplay, a principal diferença é que, apesar de ambas as versões compartilharem do mesmo número de fases (7 ao todo) e todas elas possuírem a mesma ambientação, a construção dessas fases é bem diferente em cada console. Ou seja, o level design é diferente, o que por si só já muda o jogo inteiro.


Logo de cara, na fase da floresta, as mudanças se tornam evidentes. Um trecho composto por abismos entre árvores e outro onde é possível se pendurar em cipós estão presentes apenas na versão de Master System.



              Nada de bancar o Tarzan no Game Gear! Esses trechos são exclusivos do Master System.


A fase do lago é outro bom exemplo de diferença de design. No Master System os seguimentos são lineares:

  1. Plataformas (caiu no lago é morte);
  2. Descida pela cachoeira;
  3. Ambiente subaquático;
  4. Plataformas mais chefão de fase ao final.

                                                 Todas as etapas da fase no Master System.


No Game Gear, a fase é composta por seis seguimentos:

  1. Plataformas;
  2. Subaquático;
  3. Plataformas;
  4. Subaquático;
  5. Subindo a cachoeira;
  6. Chefão de fase.


No entanto, nos seguimentos 1 e 3 (plataformas), caso você caia no lago, em vez de perder uma vida você avança, respectivamente, para os seguimentos 2 e 4 (subaquáticos). Isso faz com que não seja necessário jogar os seguimentos 1 e 3 para progredir na fase, basta se jogar no lago assim que a tela começar. Aliás, mesmo que você chegue ao final dos seguimentos de plataforma, será obrigado a cair no lago do mesmo jeito para avançar à próxima tela.


Outro detalhe é que na parte da cachoeira, no Game Gear é uma subida, no Master System, uma descida.

                                               Subindo a cachoeira antes de enfrentar o Leão faminto




Na fase Cordilheira dos Andes, o Master System recebeu com exclusividade esses momentos de de rolagem de tela automática por ladeiras íngremes.


Donald não tem moleza no Master System.

                                                      

O BOSS dessa fase também sofreu uma mudança notável, pois no Game Gear você enfrenta apenas uma estátua, no Master System são duas.

Sufoco extra no console de mesa.


                                        
                                        
Os chefões de fase são os mesmos, porém, devido à diferença de resolução entre os dois consoles, suas respectivas arenas de combate sofreram mudanças bastante evidentes, como visto no exemplo abaixo:

   Apesar da diferença nos cenários, os padrões de ataque dos chefes são idênticos em ambas as versões.


Em se tratando de level design, teria que descrever o jogo inteiro para mostrar todas as mudanças, pois todas as fases têm mapas diferentes. Elas compartilham da mesma temática, ideias e inimigos, mas o layout das fases e a distribuição dos inimigos pelos cenários são bem diferentes.




2 - Jogabilidade


A jogabilidade também sofreu mudanças! Em ambas as versões, Donald conta com pulo e ataque, tendo como armas uma marreta ou um disco, este último serve como ataque à distância. No Master System, ao sofrer um dano, Donald perde sua arma, fazendo com que seja necessário pular na cabeça dos inimigos para derrotá-los. Caso sofra um dano estando desarmado, perde uma vida. Logo, 2 hits é morte! Contudo, ao serem derrotados, os inimigos liberam itens, entre eles a marreta ou o disco, desse modo você pode recuperar sua arma. Entre os itens obtidos existe uma estrela que aumenta a velocidade do ataque de Donald, e ao acumular 5 dessas estrelas, Donald fica invencível por um curto período de tempo. No HUD, a quantidade de estrelas que foram coletadas é representada por pequenos losangos vermelhos posicionados no canto superior esquerdo da tela.


Item de bônus que aumenta a velocidade dos ataques em ambas as versões, mas além disso funciona de modo diferente em cada uma delas.



No Game Gear as coisas são mais fáceis, já que Donald não perde sua arma ao sofrer um dano. O item com o desenho da estrela agora serve para recuperar energia. A energia é representada pelos mesmos losangos vermelhos posicionados no canto superior esquerdo da tela, sendo possível acumular até 3 deles, somando um total de 4 hits para que se perca uma vida. O dobro de chances em comparação à versão do Master System. No Game Gear, os itens também são encontrados espalhados pelas fases, sendo que no Master eles só surgem após derrotar algum inimigo. A invencibilidade não existe no Game Gear, ao coletar 5 estrelas você ganha pontos extra.

                     Essa quantidade de energia torna a experiência mais tranquila na versão de Game Gear.



3 - Limite de Tempo


No Master System há uma barrinha de tempo em contagem regressiva no canto inferior esquerdo da tela. Essa barra possui três níveis representados por cores (azul, amarelo e vermelho), caso o jogador deixe que esses três níveis se esgotem, ele perde uma vida. A versão para Game Gear possui tempo ilimitado.


                                                 Se essa barra ficar vermelha, pernas pra que te quero!


4 - Back Track

Outra mudança significativa é o fato de, no Game Gear, não ser possível regredir nos cenários. Ou seja, uma vez que você caminhou para a direita, não há mais como voltar para os caminhos por onde você já passou, a tela simplesmente se mantém fixa no ponto em que parou. Isso dificulta o acesso a determinados lugares e itens, o que prejudica o fator exploração.


Veja um breve exemplo em vídeo de como isso funciona:


Essas são as diferenças mais notáveis entre cada versão deste grande e nostálgico game! Se engana quem pensa que ao jogá-lo em uma plataforma já o conhece na outra. Joguem as duas e sejam felizes!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas que Marcaram a Infância dos Fãs da SEGA

Universo do Sonic no Master System e Game Gear: Todos os Jogos do Ouriço Lançados para os 8-bit da SEGA!

Disney no Master System e Game Gear - Todos os Jogos!