Artistas que Marcaram a Infância dos Fãs da SEGA
Quem joga videogame desde as décadas de 80 e 90, quando as informações não eram tão acessíveis quanto hoje, certamente já alugou ou até mesmo comprou algum jogo por influência de sua belíssima arte de capa, certo?
Agora imagine o tamanho da responsabilidade ter de ilustrar o material promocional de um game em uma época em que este era um dos artifícios mais importantes para atrair o interesse do consumidor.
Para a felicidade de uma ou mais gerações, muitos desses artistas deram conta do recado, fazendo com que seus trabalhos não apenas mexessem com o imaginário dos jovens jogadores diante das prateleiras das locadoras ou lojas de video games, como também se tornassem obras inesquecíveis, desse modo, ocupando para sempre um lugar especial no vasto e reconfortante campo da nostalgia!
Traçamos um breve perfil de 4 ilustradores que marcaram a infância dos fãs do Master System e Game Gear, confira:
Greg Martin
Conhecido entre os gamemaníacos por ilustrar as capas americanas dos jogos do Sonic na década de 90, Greg Martin se tornou um dos artistas mais emblemáticos da indústria dos games.
![]() |
Sonic The Hedgehog - Game Gear, Master System (1991) |
Sua carreira teve início nos estúdios Hanna-Barbera, onde o desenhista trabalhou em animações de grande sucesso, como Os Flintstones e Os Jetsons. Posteriormente, Martin colaborou com os fenômenos de audiência As Tartarugas Ninja e Thundercats. Nos games, ilustrou para capas de jogos como Pac-man e Taz Mania, mas foi com o ouriço azul que seu trabalho chegou ao ápice do reconhecimento entre nós jogadores.
Greg Martin já nos deixou, ele faleceu em maio de 2013. Mas sua magnífica técnica em aerógrafo ficou registrada para sempre, e não apenas em suas ilustrações, mas também na memória e nos corações de incontáveis jogadores, em particular os fãs da SEGA.
![]() |
Da esquerda para a direita, Sonic 2, Sonic Chaos e Sonic Triple Trouble |
Greg Winters
Entretanto, em seu portfólio existe uma arte em especial que certamente desperta muita nostalgia entre os fãs do nossos queridos Master System e Game Gear, a inesquecível capa de Streets of Rage:
![]() |
Uma das artes de capa mais impactantes da história dos videogames |
Atualmente, Greg continua trabalhando nas indústrias de brinquedos e videogames, e você pode conferir seu trabalho aqui: http://www.dasgrup.com/artists/greg-winters/
Boris Vallejo e Julie Bell
Artistas mundialmente renomados, o peruano Boris Vallejo e sua esposa Julie Bell, são referência na arte de fantasia e ficção-científica.
![]() |
O virtuoso casal em seu estúdio de produção. |
Vallejo imigrou para os EUA na década de 60 e logo ficou conhecido por trabalhar com personagens como Tarzan e Conan: O Bárbaro. Uma curiosidade é que sua esposa, Julie Bell, é ex-fisiculturista e foi modelo vivo de inúmeras de suas obras. Ela também é artista e ambos, inclusive, assinam diversos trabalhos em conjunto.
![]() |
Ecco the Dolphin – Mega Drive, Master System, Game Gear, Sega CD (1992) - Boris Vallejo |
O casal trabalhou em artes de capa para franquias consagradas da SEGA, como, por exemplo, Golden Axe, Ecco the Dolphin, Phantasy Star e Eternal Champions.
![]() |
Ax Battler: A Legend of Golden Axe – Game Gear (1991) - Julie Bell |
Vallejo e Bell continuam em plena atividade, você pode conferir o site oficial da dupla neste link: http://www.borisjulie.com/
É isso aí, meus caros. Espero que tenha sido legal relembrar essas artes tão cheias de histórias de locadora e toda a magia que envolve os tempos de infância.
Nos vemos em breve!
Comentários
Postar um comentário