Disney no Master System e Game Gear - Todos os Jogos!

Todos nós, fãs já veteranos de video games, lembramos com muito carinho de uma das parcerias mais frutíferas da história dessa indústria; falo da colaboração entre SEGA e Disney, duas gigantes do entretenimento dando as mãos para levar toda a magia do império erguido por Walt Disney ao universo dos então chamados jogos eletrônicos.


E como essa união rendeu! Somente no Game Gear e Master System foram 12 jogos! Entre eles alguns dos mais marcantes dessas plataformas, como, por exemplo, a trilogia “Illusion”, quem não se lembra?

Já que faremos um passeio mágico por todos esses títulos, que tal, então, começarmos pelo grande ícone e mascote da Disney? O camundongo Mickey Mouse protagonizou quatro jogos.





Castle of Illusion - 1990/SEGA

Sucesso no final de 1990, no Mega Drive, Castle of Illusion chegou aos consoles 8-bit da SEGA em uma versão diferente daquela do Megão. O jogo é simples, porém bem feito em todos os aspectos, se destacando pelos gráficos e músicas agradáveis, sua jogabilidade precisa e um level design inspiradíssimo. Castle of Illusion nasceu como sendo um clássico e dificilmente fica de fora do top 10 de qualquer fã do Master System e Game Gear.




Land of Illusion - 1992/Aspect Co.

Land of Illusion acertou em cheio ao preservar e expandir a fórmula de sucesso do seu antecessor. Tudo o que havia de bom em Castle foi mantido; jogabilidade precisa, ambientação leve e carismática, músicas alegres e clima de conto de fadas, está tudo aqui! Só que a nova aventura de Mickey Mouse apresentou mais fases, uma história mais presente e envolvente, um mapa principal com rotas menos lineares do que as do jogo anterior, objetivos que vão além de simplesmente passar de fase e uma série de poderes mágicos que enriquecem bastante a experiência de jogo. Land of Illusion é uma obra-prima!

Percebe-se o capricho nos visuais do game. Tudo colorido e bem feito.


Legend of Illusion - 1994/Aspect Co.

Nascido como um game exclusivo para o portátil da SEGA, Legend of Illusion encerra a trilogia de forma digna, sim, mas há de se admitir que ele não possui o mesmo brilho dos jogos anteriores. É claro que suceder dois games que beiravam a perfeição não era algo simples de ser feito, e levando isso em conta, Legend se sai bem. O game é caprichado, apresenta visuais bonitos e trilha sonora competente, mas o desafio diminuiu bastante em relação aos seus predecessores. Existe um grande ênfase na história, que é narrada por cutscenes bem bacanas.




Legend of Illusion recebeu uma adaptação para Master System já no finalzinho de 1998, feita pela Tectoy, portanto, apenas para o mercado brasileiro. A versão de Game Gear NÃO foi lançada aqui no Brasil. Ou seja, quem ainda possuía um Master System no final de ‘98 aqui por essas bandas pôde se considerar um privilegiado.


Capa da versão de Master System, exclusiva para o Brasil.



Mickey’s Ultimate Challenge - 1994/ WayForward Technologies, Designer Software

Mickey's Ultimate Challenge é uma coletânea de mini games com temática baseada no universo da Disney. O jogo visa o público infantil e foi mais um título de Game Gear adaptado para Master System pelas mãos da Tectoy e, claro, lançado apenas no Brasil. A adaptação brasileira chegou às lojas em dezembro de 1998.

O game até que é caprichado, no entanto, seu público alvo são crianças bem pequenas.



Como nem só de Mickey Mouse vivia a Disney, o pato ranzinza mais querido do planeta também estrelou alguns games, Donald teve um grande momento nos 8-bit da SEGA protagonizando dois títulos emblemáticos!



The Lucky Dime Caper - 1991/SEGA

Estreando com o pé direito, Donald já chegou com tudo nos 8-bit ao ser a estrela de um game inesquecível! The Lucky Dime Caper faz o feijão com arroz com tanto amor e carinho que consegue superar incontáveis jogos bem mais pretensiosos do que ele, e assim garante um lugar especial no coração dos fãs da SEGA. Tudo é simples, tudo é bem feito! Visuais limpos e deliciosos, músicas que nunca mais sairão da sua cabeça e jogabilidade funcional! Esta é a fórmula de sucesso que faz deste clássico um dos games mais memoráveis dos nossos amados Game Gear e Master System.

Não podemos esquecer que, apesar de ser o mesmo jogo, as duas versões são bem diferentes em cada console. Aqui no blog você pode ler uma matéria especial a respeito disso.


Típico caso de jogo que faz o que tem que ser feito com extrema competência.



Deep Duck Trouble - 1993/SEGA


Deep Duck Trouble é de cair o queixo! Seus cenários são grandes e detalhados, a parte artística é de extremo bom gosto e o personagem conta com animações numerosas e caprichadas, ele te convence de ser uma figura viva na tela! Dificilmente você verá uma paleta de cores tão rica e harmoniosa em um sistema de 8-bit. Graficamente, ele pode até ser confundido com um jogo de 16-bit. Donald estreou e se despediu em grande estilo no Game Gear e Master System. Sem mais!

Babe nos visuais impressionantes de Deep Duck Trouble!


Além de explorar os seus mascotes, a Disney também foi fundo em suas animações para cinema e televisão, levando os nomes de maior sucesso para os videogames.

Veja quais dessas produções deram as caras nos queridos 8-bit da SEGA

Aladdin (1992)


Ariel the Little Mermaid - 1992/Blue Sky Software

A pequena sereia Ariel recebeu esta adaptação nada memorável pelas mãos da Blue Sky Software. O game é simples, o jogador pode optar por jogar com Ariel ou seu pai, o Rei Triton, mas essa é uma escolha que em nada influencia na jogatina. Os visuais até que são razoáveis e as músicas, apesar de não empolgarem muito, também não atrapalham. Só que estranhamente o game não conta com efeitos sonoros. A jogabilidade se assemelha à de Ecco the Dolphin, o clássico da SEGA.
O jogo foi portado para Master System, apenas no Brasil, pela Tectoy, e lançado em 1996 por aqui.

Qualquer semelhança com Ecco the Dolphin é mera coincidência?


The Jungle Book - 1993/Virgin Interactive Entertainment

The Jungle Book é aquele multiplataforma típico, com versões semelhantes mas que variam de acordo com a capacidade técnica de cada console. Nos 8-bit ele não fez feio, o game é bonito e sua jogabilidade funciona.
O gameplay é voltado à exploração e ao desafio de plataformas, com batalhas contra chefões ao final das fases. Mesmo não sendo tão nostálgico quanto os jogos do Mickey e do Donald, é um bom jogo Disney para o Master System e Game Gear, e apesar de curto, pode divertir.

O menino lobo parece se divertir na selva.



The Lion King - 1994/Virgin Interactive Entertainment

O Rei Leão foi lançado para as mais variadas plataformas da época e é competente na maioria delas. Para a nossa sorte, a versão de Master System e Game Gear desse clássico fez bonito. O jogo é um side scrolling típico, com plataformas e chefões de fase, o destaque vai para a qualidade dos sprites e animações, como em todo game Disney que se preze. As músicas adaptadas do longa-metragem animado ficaram excelentes em 8-bit e combinam perfeitamente com a ambientação e o ritmo da jornada.

Assim como nas versões em 16-bit do jogo, você começa controlando Simba enquanto filhote e a partir da metade da aventura joga com ele já adulto. Além de poder controlar Pumba, o carismático javali, nas fases de bônus. Vale a pena conferir o título!


O arrasa quarteirão da animação não poderia ficar de fora do mundo dos games.


TaleSpin - 1993/SEGA

Este é o único game da lista que não foi lançado para Master System. TaleSpin recebeu versões para Mega Drive e Game Gear e trata-se basicamente do mesmo jogo, apenas com as mudanças necessárias devido à diferença de hardware entre as plataformas. O título não é lá grande coisa, tudo nele é de mediano para baixo. Genérico, vale a pena experimentar apenas por curiosidade mesmo. Além do mais, o que talvez seja o maior atrativo do game no Mega Drive acabou ficando de fora dessa versão, o modo para dois jogadores.




Bonkers Wax Up! - 1994/AI Baker & Associates

Baseado em uma série animada de televisão chamada Bonkers, o título é uma aventura em 2D com foco em exploração e alguns seguimentos de ação com scrolling automático. A Tectoy portou o game para Master System em 1995, com lançamento exclusivo no Brasil, como era de praxe nessas circunstâncias.




Disney's Aladdin - 1994/SIMS

Disney's Aladdin é um dos jogos mais impressionantes presentes no Master System e Game Gear! Baseado no longa-metragem animado homônimo, o jogo apresenta um dos melhores visuais já vistos em um sistema 8-bit, com efeitos de parallax e pseudo 3D,  paleta de cores rica e harmoniosa, além de animações suaves e trilha sonora impecável. Como se não bastasse o primor técnico, esta é a versão com o melhor storytelling entre todas, adaptando de maneira competente o enredo do filme, o que torna a experiência bastante imersiva. O título conta com gameplay bem variado, com seguimentos de perseguição, plataforma e ação. Infelizmente é uma aventura curta e não muito desafiadora, entretanto, altamente recomendável.

Dotado de muito carisma, Disney's Aladdin figura entre os jogos imperdíveis dos saudosos Master System e Game Gear.

Olhando de relance, é possível achar que se trata de um 16-bit.



E assim se encerra a dúzia de jogos Disney para os 8-bit da SEGA. É com a nostalgia a mil por hora que relembramos os grandes momentos que alguns - ou muitos - desses títulos nos proporcionaram em nossas infâncias. Bons tempos, meus caros! Bons tempos...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artistas que Marcaram a Infância dos Fãs da SEGA

Universo do Sonic no Master System e Game Gear: Todos os Jogos do Ouriço Lançados para os 8-bit da SEGA!